Solution Tech IT Consulting

Siga-nos nas

Redes Sociais

Nosso Blog

Seção

Você Sabia?...

Gerenciamento de Embarques de Containers com o

Oracle Shipping Execution

New Features

Oracle

E-Business Suite R12

Gerenciando Embarques de Mercadorias em Containers

O Container além de ser uma unidade de carga independente muito utilizada pelas empresas do mundo inteiro, torna-se indispensável quando se pretende evitar as enormes perdas no transporte com as quebras, deteriorações e desvios de mercadorias, como também de agilizar e reduzir o custo das operações de carga e descarga nos portos nacionais e internacionais principalmente. No entanto, o processo de gerenciamento de containers que transportam mercadorias de clientes exigem um alto nível de controle e especialização para adaptar as diferentes necessidades de transporte de carga. O que  muitos clientes que possuem o Oracle E-Business Suite R12 não sabem, é que o Oracle Shipping Execution (SE) é capaz de agregar valor ao seu negócio por deter uma série de melhorias que adicionam características avançadas de Controle e Gerenciamento de Containers, dentro do processo de programação e execução de embarques, e na contentorização de mercadorias e produtos que as empresas vendem e entregam para seus clientes através de navios, trens, etc.

Dentro do Shipping Execution (SE), você pode cadastrar containers através de um mecanismo de  identificação automática ou manual, de acordo com a sua necessidade, para rastrear LPNs ou identificar nomenclaturas e tipos diferentes de containers. No modo automático, identificação de containers são criadas dentro de uma estrutura definida como flexfields capazes de compor até cinco segmentos para identificação personalizada de diversos tipos de containers, com geração de etiquetas de identificação de embarque com códigos de barras no padrão UCC-128 de acordo com a normativa ANSI MH10.8.

Quando utilizada a funcionalidade de Auto-Acondicionamento, containers podem ser criados automaticamente no sistema, pois o SE usa o tipo de container, o item e a quantidade máxima definida para o item que irá se ajustar no container/LPN e então cria automaticamente o número requerido de containers com nomes gerados automaticamente, nos quais o agrupamento de atributos também são levados em consideração.

Controle de Identificação de Containers

Através do controle de transações de embarque do SE, você pode criar e gerenciar containers em qualquer ponto do processo de embarque. Utilizando a funcionalidade na Bancada de Auto-Acondicionamento, as cargas de mercadorias e produtos dos clientes podem ser automaticamente acondicionadas nos containers utilizando-se das janelas de configuração de relacionamento item-container do sistema. Você também tem a possibilidade de criar containers no sistema sem atribui-los a uma remessa específica de cliente. Isso pode ser muito útil se você planeja criar vários containers do mesmo tipo, e então num segundo momento, acondicionar linhas de remessas de cargas de clientes ainda não atribuídas. Além disso, você pode ainda acondicionar linhas de entrega de mercadorias automaticamente para uma determinada carga num container. Quando você auto-acondiciona uma carga, todas as linhas de entrega são agrupadas juntas, por similitude de atributos, tais como Embarque para determinado Local, e são embaladas para containers baseados no agrupamento e tipo de container.

Acondicionamento Automático de Cargas em Containers

Com o mecanismo flexível do Query Manager, sempre é possível atribuir um container para uma determinada carga de cliente existente. Bastando para tanto, efetuarmos uma pesquisa baseada no número de identificação do container e adiciona-lo a carga. Se o Oracle Warehouse Management System também estiver instalado, as remessas de cargas de cliente podem ser atribuídas ou desvinculadas para seus respectivos containers mestres exclusivamente. O SE trabalha com calendários específicos de embarque e recebimento que são utilizados para designar quando seus clientes, sites de clientes, fornecedores e sites de fornecedores e organizações internas podem embarcar ou receber.  Uma vez que uma carga esteja acondicionada, a informação da linha de remessa da mercadoria fica bloqueada, visto que o sistema previne a mesma de sofrer qualquer alteração até que você desvincule a respectiva carga do cliente no sistema.  

Controlando o Relacionamento Carga-Container

A funcionalidade de Gerenciamento de Containes do SE, engloba um mecanismo de cálculo de capacidade de carga automático para containers e um processo de  criação manual ou automática de Rotas para as cargas de clientes, com custos de frete do transportador, do container e adicionais específicos por trajeto,  que contenham pelo menos dois pontos de parada para separação e descarga de mercadorias e que podem incluir  quantas paradas intermediárias forem necessárias, suportando com isso os serviços de faturamento multi-portos complexos até mesmo com recursos core do sistema. Além disso, você pode prevenir muitos problemas na descarga das mercadorias, definindo uma sequência de carregamento apropriada durante a criação do Container Mestre no sistema, para evitar quaisquer desconfortos operacionais. O SE valida a sequência de entregas do trajeto, valida o peso, volume e se a porcentagem de preenchimento não excedeu o número máximo de containers da remessa. Ainda assim, valida se as datas de partida e chegada não estão ultrapassadas.    

Calculando o Trajeto e os Custos de Frete para os Containers

Como se não bastasse todos esses recursos, o mecanismo de controle de Gerenciamento de Containers do SE imprime ao final um grupo de documentos de embarque (Pick realease, Pack Slip, Bill of Lading e qualquer outro documento de embarque), em diversos layouts e formatos incluindo PDF, além de se integrar com aplicativos ITM em serviços de exportação. Embora pouco conhecido, esses recursos avançados do SE são parte integrante dos aplicativos Oracle Order Management na release 12. Sendo que a utilização deles não requer nenhum tipo de licença ou módulo adicional para a obtenção desses resultados. Basta para tanto um conjunto de setups específicos feitos por uma consultoria especializada com pleno domínio em tecnologia Oracle como a Solution Tech.

Disponibilidade de Recursos do Sistema

Valorize o seu investimento!....

Contrate serviços especializados de Consultoria Oracle de quem realmente conhece e domina esta tecnologia.

 

Fale com os nossos representantes!...

03/01/2017