Solution Tech IT Consulting

Siga-nos nas

Redes Sociais

Nosso Blog

Seção

Você Sabia?...

Criando a Contabilidade Inteligente com o

 

Accounting Methods Builder

New Features

Oracle

E-Business Suite R12

Criando a Contabilidade Inteligente com o AMB

Normalmente os administradores da controladoria e seus analistas contábeis estabelecem uma maturada estrutura contábil definida no plano de contas da empresa. Contudo, as nuances do dia-a-dia estabelecem novas necessidades e principalmente disfunções que ocorrem justamente porque sempre é possível estabelecer planos e grupos de contas baseados no dado contábil que se quer obter, porém não conseguimos na maioria das vezes controlar o transacional dessas mesmas arregimentações na sua origem, de forma a prevenir erros de lançamento que impactam diretamente na contabilidade empresarial.

A controladoria, enquanto área responsável por suprir as necessidades de informações dos gestores de uma organização, necessita de uma metodologia de trabalho baseada em processos de trabalho, mas também de ferramental apropriado que lhe permita desenvolver esta atividade da forma mais dinâmica e econômica possível. É aí que entra o SLA e todo o conjunto de ferramentas inteligentes do mecanismo contábil do AMB.

Na Release 12 do EBS, o Oracle Financials introduziu a funcionalidade de Contabilidade de Sub-Razão (Diário de lançamentos) através do SLA. O Oracle Subledger Accounting (SLA) é um novo produto na R12 que melhora significativamente o suporte contábil através dos produtos do E-Business Suite. O Subledger Accounting é um produto  que traz um novo conjunto de ferramentas, mecanismo de contabilidade e repositório próprio, que inclui novos suportes de livros contábeis e melhorias nas características de contabilidade intercompany e entidades legais.  

O SLA suporta diversos requisitos contábeis concomitantemente numa única instância através de regras configuráveis. Além disso ele aumenta a transparência e tem capacidades de auditoria completa do dado transacional e contábil, através de um modelo comum de dados e interface de usuário. Com suas novas ferramentas o SLA facilita muito a reconciliação contábil, especialmente para contas inter-transacionais, melhorando assim a análise e o reporte contábil como um todo.

Ferramentas de Contabilidade de Sub-Razão

O Accounting Methods Builder (AMB) é o mecanismo contábil do SLA que reuni um conjunto de ferramentas que habilitam a criação de regras de entrada de lançamento que lhe permitem definir como as transações do sub-razão são contabilizadas. O AMB permite criar e modificar configurações de linhas de lançamento de sub-razão (diários) e definições contábeis dos aplicativos do EBS. Essas definições especificam os lançamentos que permitem a uma organização atender determinadas exigências analíticas, regulatórias e fiscais de um determinado pais ou região. Essas definições são então agrupadas em métodos contábeis de sub-razão e atribuídas coletivamente a um dado livro-razão (ledger) do Oracle General Ledger. O interessante é que para tornar a configuração das regras o mais flexível possível, as entradas de lançamento são divididas em componentes: Descrição, Tipos de Linha e Regras de Derivação de Contas. Você configura quantas descrições você quiser, utilizando partes de dados da transação e valores constantes. Por exemplo, você pode ter uma NF mostrando o evento (validação da NF), o número de NF, o tipo de nota, a data, o fornecedor dela, etc. As regras de derivação de contas determinam para qual conta do GL uma linha deve ser registrada.

O Mecanismo de Construção de Métodos Contabeis

Existe uma grande flexibilidade acerca das regras de derivação de conta que você pode criar. Você pode simplesmente configurar uma regra para cada flexfield à ser utilizado, ou você pode torna-la ainda mais complicada e construir cada flexfield segmento por segmento pela combinação de várias regras. Essas regras podem ser configuradas para derivar os valores de segmento ou contas de dado transacional, incluindo condições de quando usar uma regra em particular versus uma outra. Isso significa dizer que você pode criar uma regra que previne a lançamento incorreto de um determinado item ou tipo de dispêndio de ser lançado em um dado grupo de contas de acordo com as suas definições de grupos de contas da organização antes de subir para o GL, por exemplo, evitando assim o retrabalho de ter que localizar e corrigir o lançamento manualmente. Da mesma forma se um evento contábil for gerado para um NF do AP, seja uma validação, um ajuste ou um cancelamento, ou mesmo em um recebimento do AR, seja na criação, aplicação ou reversão dele, de acordo com o seu setup de regras você pode determinar se esse evento vai resultar numa entrada de lançamento ou não de acordo com a sua convenção.

Flexibilidade para Criar Regras Específicas do seu Negócio

Mesmo assumindo que a sua organização é uma multinacional que opera em diversos países, cada um com seus próprios requisitos legais e padrões de contabilidade (GAAP, IFRS, etc...), você é capaz de definir um setup para atender cada um dos requerimentos. O AMB permite diversos requisitos contábeis para uma única transação ou evento de negócio, além de permitir uma completa reconciliação e capacidade de auditoria contábil.

Supondo um caso em que tenhamos uma multinacional americana com filiais no Brasil e no Reino Unido. As operações da filial do Reino Unido estão sujeitas a regulamentação britânica e reporta em Libras Esterlinas, porém de acordo com o Calendário de negócios, Plano de Contas e o GAAP - USA. De mesma forma, a filial do Brasil reporta em Reais de acordo com o Calendário, Plano de Contas e a NBC. E a matriz americana reporta  operações em Dolar com o Calendário, Plano de Contas e GAAP - USA, com o agravante que a empresa quer ter uma visibilidade global consolidada das suas operações em todo o mundo. Mesmo diante de um quadro complexo como esse, as três operações podem satisfazer sua regulamentação local e ainda permitir a comparação e consolidação das mesmas graças aos novos recursos do AMB.    

Compatibilidade Concorrente com diversas Convenções Contábeis

Todos esses recursos do AMB bem como o SLA, estão disponíveis para todos os clientes que possuem módulos do Oracle Financials, pois o SLA não é um módulo à parte, mas sim um mecanismo de restauração contábil core que já vem incorporado na estrutura dentro da R12. Bastando para tanto, ser configurado por uma consultoria realmente especializada no Oracle EBS. Lembrando que o mecanismo contábil do AMB suporta trabalhar com várias convenções contábeis (GAAP, IFRS, NBC, etc...), tanto para atender os módulos do Oracle EBS como para módulos externos não Oracle dentro do conceito de Contabilidade Inteligente.

Disponibilidade de Recursos do Sistema

Valorize o seu investimento!....

Contrate serviços especializados de Consultoria Oracle de quem realmente conhece e domina esta tecnologia.

 

Fale com os nossos representantes!...

30/11/2016