Solution Tech IT Consulting

Siga-nos nas

Redes Sociais

Nosso Blog

Seção

Você Sabia?...

CAPEX - Gerenciando processos de Capitalização de Ativos

Oracle Projects

New Features

Oracle

E-Business Suite R12

Visão Geral da Capitalização de Ativos

Capitalização e despesas são duas formas diferentes de registrar uma transação de despesa de um ativo dentro do ERP. No mundo da contabilidade há regras claras para diferenciar os dois tipos de despesas e registrar cada uma delas. A fim de garantir registros e relatórios de transações financeiras adequados, contadores e gestores precisam se familiarizar com o raciocínio por trás de importantes funcionalidades e ferramentas de contabilização que foram desenvolvidas dentro dos aplicativos do Oracle EBS. Neste conjunto de aplicativos de negócio do suite do EBS, todas as funções de controle de despesas e depreciação de ativos fixos (OPEX) são executadas pelo Oracle Assets (FA), porém o controle de despesas com capitalização de ativos em construção como prédios, instalações fabris, shopping centers e até mesmo usinas de geração de energia, não são controladas pelo FA, mas sim pelo Oracle Projects (PA). Ativando as ferramentas de controle de projetos de capital do Oracle Projects, você pode definir ativos de capital e capturar automaticamente custos de despesas e principalmente custos de ativos em construção (CIP) que você estiver criando. Quando você estiver pronto para colocar o ativo em serviço, você pode gerar linhas de ativos CAPEX e então enviar as linhas para o FA para postar como ativos fixos.

O PA utiliza projetos de capital para capturar os custos de ativos de capital (CAPEX) que você esteja construindo, instalando ou adquirindo. Você também utiliza projetos de capital para criar ajustes de baixa de ativos que você associa com um determinado grupo de ativo no Oracle Asset. Você usa ajuste de baixa de ativo para capturar custos de remoção, abandono ou disposição de ativos que você queira retirar de serviço. Da mesma forma que é possível configurar projetos de capital para capturar somente custos de ativos de capital, somente custos de retirada de serviço ou para capturar ambos, custos de ativos de capital e custo de baixa do ativo. E quando suas atividades de baixa estiverem concluídas, você pode gerar linhas de ativos para as contas de depreciação acumulada para o grupo de ativos correspondente de cada um.  

Ferramentas de Controle de Despesas com Ativos de Capital

Através da funcionalidade de Capitalização de Ativos do Oracle Projects, você define e constrói ativos de capital em projetos de capital, usando a informação especificada na estrutura de quebra de tarefas (WBS) do projeto. Você pode definir diferentes níveis de agrupamento de ativos e atribuir ativos para os seus respectivos grupos conforme o nível e resumir os custos CIP por capitalização. Assim, com esta flexibilidade você pode revisar e ajustar custos de projetos de capital antes e depois da capitalização. Por exemplo, você pode alocar custos coletados sob tarefas comuns para vários ativos CIP antes de coloca-los em serviço. Você também pode contabilizar por custos adicionais incorridos depois da capitalização, desde que o Oracle Projects permita que você coloque ativos em serviço antes do término de um projeto. Quando um ativo CIP está pronto para ser colocado em serviço, você envia os montantes de projetos de capital para o Oracle Asset como linhas de ativos. O FA por sua vez, coloca essas linhas de ativo em uma área de armazenagem, onde seu departamento de ativos fixos possa postar os custos de capital no Oracle Assets como ativos fixos. Você pode revisar detalhes de transações associadas com as linhas de ativo no Oracle Projects e no Oracle Assets. Além disso, se for necessário, você pode reverter a capitalização de um ativo num projeto de capital.

O Processo de Criação de Ativos de Capital

Esta funcionalidade avançada permite que você capture custos relativos a baixa de um ativo num projeto de capital, por registrar custos de remoção e continuidade de montantes de venda para uma tarefa que esteja designada como uma tarefa de custos de baixa. Para distinguir custo de remoção e continuidade de montantes de vendas, você deve informar a continuidade de montantes de vendas usando tipos de dispêndio que você define para classificar especificamente esses montantes. O  Oracle Projects classifica automaticamente montantes para todos os outros tipos de dispêndio como custo de remoção.  Da mesma forma, para associar custos de baixa com um determinado ativo de grupo no FA, você cria um ajuste de baixa de ativo no projeto de capital e identifica ele com um ativo de grupo específico. Análogo aos ativos de capital, você define níveis de agrupamento e atribui ajustes de baixa de ativo aos níveis de agrupamento para somar os montantes de custos de baixa, para postar para o Oracle Assets.  Ainda se você quiser comunicar uma notificação de baixa de um ativo para o Oracle Assets, você pode opcionalmente iniciar a solicitação de baixa no Oracle Projects que elas são repassadas automaticamente para o FA.

Contabilizando Custos de Baixa de Ativos de Capital

Estando sujeita a regras de contabilização e normativas regulatórias específicas, as empresas podem capitalizar juros como parte do custo total de aquisição e construção de ativos que requerem um extenso montante de tempo para preparar seu uso futuro. Para acomodar esses requisitos de negócio, o  Oracle Projects permite que você calcule e grave juros capitalizados para projetos de capital. Para atender regras de negócio tais como das industrias de utilitários que podem reconhecer vários tipos de juros de capital, você pode configurar o Oracle Projects para calcular separadamente juros capitalizados em vários tipos de juros distintos dentro da estrutura do projeto de capital.

Assim, a funcionalidade de Capitalização de Ativos do Oracle Projects gera, registra e calcula transações de juros capitalizados sobre montantes abertos CIP. Portanto, você pode propagar custos para um item de dispêndio através de vários ativos. Se você tiver capitalizado qualquer um dos ativos para o qual o custo esteja alocado, então  o Oracle Projects exclui o custo total do item do cálculo de juros preventivamente.      

Calculo de Juros Capitalizados

Embora seja muito pouco conhecida, essas funcionalidades avançadas do Oracle Projects e sua integração com o Oracle Assets para controle de CAPEX e OPEX, são nativos dos aplicativos Oracle E-Business Suite R12. Sendo que a utilização deles não requer nenhum tipo de licença ou módulo adicional para a obtenção desses resultados. Bastando para tanto um conjunto de setups específicos feitos por consultoria especializada com pleno domínio em tecnologia Oracle, como a Solution Tech é capaz de oferecer aos seus clientes.

Disponibilidade de Recursos do Sistema

Valorize o seu investimento!....

Contrate serviços especializados de Consultoria Oracle de quem realmente conhece e domina esta tecnologia.

 

Fale com os nossos representantes!...

09/03/2017