Solution Tech IT Consulting

Siga-nos nas

Redes Sociais

Nosso Blog

Artigo

28/05/2017

Por dentro da Tecnologia...

Contabilizando Despesas de Importação com o Oracle Fusion Landed Cost Management

Adobe Digital Insights mostra o que as pessoas pensam sobre o futuro do trabalho

Tendências e boas práticas para a gestão corporativa a partir do uso das tecnologias de ECM (Gestão de Documentos) e BPM (Gestão de Processos)

Transformação digital começa pela modernização da infraestrutura.

 

Para executivos da Dell, projeto precisa mirar objetivo e depois passar para a prática.

 

 

Notícias

5 tendências de Gestão da Informação

Automação e Robótica

Transformação digital

Expandindo os horizontes da Tecnologia

 

Já não é segredo algum para ninguém, que a computação em nuvem está transformando o jeito das organizações da cadeia de fornecimento consumir e utilizar os serviços de TI, tanto é que a gigante americana Oracle está apostando todas as suas fichas nisso. Estima-se que aproximadamente 75% de todos os fabricantes a nível global já estão implementando ou pensando em implementar aplicativos em nuvem na cadeia de fornecimento deles nos próximos 2 ou 3 anos. Embora o que está envolvida nesta questão seja maior do parece ser, a realidade é que a nuvem oferece o potencial para não só transformar a maneira como as empresas atendem suas necessidades de TI, mas também fundamentalmente mudar a forma como elas gerenciam seus processos de negócio para um conceito melhor.

 

 

A Realidade dos Fabricantes de Produtos

 

A antiga preocupação de que a nuvem é "arriscada" está perdendo terreno para os benefícios dessa nova tecnologia de aplicativos em nuvem.

Isso vem se materializando também no universo dos fabricantes de produtos, onde a diversidade de operações comerciais impõe novos mecanismos tecnológicos, pois ainda é notório o desafio de encontrar meios de racionalizar sem perder a qualidade e ao mesmo tempo conseguir reduzir os custos de produção. O gerenciamento de operações comerciais na cadeia de fornecimento estendida para o mercado exterior, traz a necessidade de capturar todos os encargos e despesas de importação que estejam associados com ordens de compra e recebimento de materiais. As áreas de negócio prescindem de ferramentas tecnológicas que permitam um total controle e visibilidade de operações comerciais que envolvem  a chegada de um embarque por exemplo, para capturar encargos e custos de importação decorrentes deste embarque (tipos de referência, roteiros, moedas e impostos, etc...)

 

Visibilidade Total e Controle de Despesas de Importação  

 

O Oracle Fusion Landed Cost Management é mais um dos aplicativos Fusion, a mais poderosa plataforma de aplicativos empresarias já desenvolvida pela Oracle, disponível em nuvem através do Oracle SCM Cloud Service. Ele detêm componentes de Controle de Custos e Contabilidade Gerencial e se destaca por trazer recursos inovadores que fornecem para os gestores total visibilidade financeira para seus custos da cadeia de fornecimento estendida, que normalmente inclui taxas de manipulação e transporte, seguros, taxas aduaneiras e impostos. Esses tipos de encargos podem compor uma parte bastante significativa do custo de um item. O Landed Cost Management inicialmente estima esses custos e depois atualiza-os com os montantes atuais conforme eles vão se tornando conhecidos, e alocando-os  para embarques, pedidos e produtos. Ele permite que você maximize seus lucros, melhore a visibilidade sobre passivos pendentes, melhore sua competitividade e assegure que atividades comerciais complexas estejam de acordo com as normas regulatórias.

 

 

Principais Características do Landed Cost  

 

O Oracle Fusion Landed Cost Management pode agregar valor aos processos de negócio relativos ao controle de custos e despesas com importação de itens que impactam direta ou indiretamente no custo de mercadorias e produtos que as empresas comercializam. Dentre elas destacamos:

Captura Encargos - O Landed Cost Management fornece a capacidade de capturar encargos tais como frete, seguro e assim vai. Esses encargos são capturados e agrupados sob uma entidade chamada Operação Comercial. Uma Operação Comercial é uma entidade lógica que denota uma simples instância de uma transação ou processo de negócio no qual você gostaria de capturar todos os encargos. Um exemplo disso é um simples embarque ou contêiner. 

 

Desempenha Alocações - Programações de Ordens de Compra de Material (PO) são associadas aos encargos. Isso significa que as programações de PO que são parte da operação comercial ou que são impactadas por essa operação comercial, ficam atreladas aos seus respectivos encargos. Depois que as programações das POs são referendadas aos encargos da operação, o montante de encargos é distribuído e alocado para a respetiva programação de POs e mais adiante, para os recebimentos que são desempenhados sobre aquela agenda de programações.  

 

Cria Contabilização - O passo final é contabilizar todos os encargos que foram incorridos na operação. Isso é feito através da transferência de todas as informações de encargos para o Receipt Accounting e o Cost Accounting. 

 

Custos da Operação Comercial Totalmente Integrados com os demais Aplicativos

 

O Oracle Landed Cost Management possui interface nativa com os seguintes aplicativos:

 

• Oracle Fusion Purchasing - O Landed Cost Management recebe a informação da ordem de compra (PO) de material. Os encargos da operação comercial são associados com a programação da PO e alocados proporcionalmente, as agendas de programação da PO e os respectivos recebimentos.   

 

• Oracle Fusion Receipt Accounting - As tarefas desempenhadas durante o gerenciamento de despesas de importação, utilizam dados do Receipt Accounting, e o Receipt Accounting é quem cria as entradas contábeis para a provisão de encargos de despesas de importação. 

 

• Oracle Fusion Cost Management - Os encargos do Landed Cost Management são absorvidos como parte do custo do item no Cost Management. Depois que as mercadorias são entregues para o inventário, os encargos relativos as despesas de importação são absorvidas para a valoração do inventário.  

• Oracle Fusion Tax - Os impostos podem ser aplicados sobre os encargos vindos do Landed Cost Management. Esses impostos são automaticamente calculados , quando aplicáveis, pela chamada do aplicativo Fusion Tax. 

 

 

Associação Automática de Custos de Fornecedor

 

Na maioria dos casos, os fornecedores enviam notas fiscais relativas aos serviços que eles fornecem (particularmente para frete). Quando essas notas fiscais relativas aos encargos definidos numa Operação Comercial - Despesas de Importação entram no Oracle Fusion Payables, é possível associa-la automaticamente a um montante da nota fiscal para um encargo de custo de importação, aplicado a um recebimento. Por exemplo, quando é desempenhado um recebimento de itens, o número do Bill of Lading (BL) do frete do fornecedor é especificado no recebimento. Então, quando a nota fiscal de frete do fornecedor for processada, as linhas da nota fiscal referenciam aquele número do BL. Quando a nota fiscal de frete do fornecedor é interfaceada para o aplicativo Landed Cost, o número do BL que é comum ao recebimento e as linhas da nota fiscal, é automaticamente associado. Como resultado, a aplicação Landed Cost compara o montante estimado de encargos de frete no recebimento com o montante atual de encargos de frete faturado na nota fiscal e ajusta os custos do recebimento para qualquer variação do custo calculado.

 

Compliance e Benefícios que Excedem as Expectativas

 

As áreas de aplicação mais populares de SCM, geralmente estão relacionadas a transportes (gerenciamento de transportes, gerenciamento de comércio global), onde o "efeito rede" (por exemplo: pooling de transportadores, impacto regulatório dentre outros) podem influenciar ambos o conhecimento compartilhado e a conectividade existente, juntamente com o planejamento de operações de vendas, gerenciamento de sinal de demanda e analíticos de BI. Mas aos benefícios diretos do uso desta tecnologia para as empresas, se somam as vantagens de se obter um menor custo total de propriedade do software, aliado a um prazo reduzido de implantação característico da computação em nuvem.

Embora o TCO seja importante considerarmos, ele nos fornece um sentido de como a performance  da nuvem na cadeia de fornecimento está se movendo rapidamente além do custo, para também considerar as possibilidades e a velocidade com que ela pode se tornar disponível para a cadeia de fornecimentos. Saiba como você pode canalizar soluções automáticas com ferramentas práticas e eficientes para análise e controle de custos em operações de comércio exterior.

Artigo: Blog_20170127

Por dentro da Tecnologia:

Reduza custos, assegure a capacidade e melhore a eficiência de frete com o OTM & GTM

 

O Segredo do sucesso começa na escolha do parceiro certo para o seu negócio.

 

Contrate os nossos serviços especializados de Consultoria em Tecnologia Oracle Cloud voltada para o negócio, e se surpreenda com os resultados!...

Oracle Cloud SaaS

Conheça nossos serviços:

O Segredo do sucesso começa na escolha do parceiro certo para o seu negócio.

 

Contrate os nossos serviços especializados de Consultoria em Tecnologia Oracle Cloud voltada para o negócio, e se surpreenda com os resultados!...

Fale com um dos nossos representantes!...