Solution Tech IT Consulting

Siga-nos nas

Redes Sociais

Nosso Blog

E-Business Suite

Artigo

25/04/2017

Por dentro da Tecnologia...

Automatizando Processos de Negócios de Manufatura Discreta Terceirizada no Oracle EBS

Informatica acena com integração e gestão eficiente da informação para gerar vantagens aos negócios

Transformação digital: 5 tendências que vão mudar a assistência à saúde

IT4IT é uma nova arquitetura de referência desenvolvida pelo Open Group para negócios em TI e formalmente lançada em outubro de 2015...

Notícias

 

Transformação digital

Big Data:Dados disponíveis aceleram competitividade

IT4IT - Entenda como se aplica à gestão de TI

Por dentro da Manufatura Terceirizada

 

A manufatura terceirizada, também conhecida como subcontratação em algumas indústrias, é uma prática comum onde uma companhia dona da marca ou um OEM terceiriza todas as suas operações de fabricação ou apenas uma parte delas, entrando com um acordo contratual com um provedor de serviços externo, comumente conhecido como fábrica externa. Dentro deste contexto, existem maneiras diferentes nas quais as empresas terceirizam suas atividades. Essas variações são direcionadas por decisões estratégicas que são tomadas sobre alguns dos seguintes fatores:

 

Dimensão da Terceirização - as empresas podem optar por terceirizar todo o processo de manufatura ou uma parte dela, contando com um parceiro de fabricação externa.

 

Natureza do fornecimento de Componentes - as empresas podem cada uma apropriar e gerenciar os componentes para consumo nas fábricas parceiras, ou engajar um fornecedor para cada um apropriar e consignar seu inventário, ou despachar os componentes na fábrica contratada. Em outras situações, o OEM pode onerar a fábrica parceira por registrar uma venda de componentes resultando em uma transferência completa de propriedade.

 

Embarque de Produtos Acabados - as empresas podem decidir cada uma fornecer produtos acabados diretamente para o cliente ou informar um acordo contratual com a fábrica parceira para despachar os produtos acabados para as instalações do cliente.

 

O que é o Oracle Outsourced Manufacturing for Discrete Industries

 

O Oracle Outsourced Manufacturing for Discrete Industries é um produto que permite aos fabricantes originais de equipamentos (OEMs), gerenciar e rastrear a saúde geral dos negócios de manufatura terceirizada com um ou vários parceiros de fabricação. O produto dá aos fabricantes a habilidade de modelar vários fluxos de negócio de manufatura terceirizada padrão da indústria, dentro da instância do E-Business Suite. Ele também fornece suporte para configurar e executar terceirização de montagens configurada e padrão, para fabricantes externos e/ou para companhias afiliadas internamente com uma visibilidade completa da saúde das operações terceirizadas delas relativas aos saldos de estoque, posições financeiras e detalhes de produção tais como atrasos, escassez de material e problemas de qualidade com respeito a seus fabricantes contratados. Isso permite aos compradores ou executivos responsáveis pelas operações terceirizadas, com informações em tempo real para tomarem ações proativas de forma a reduzir riscos em potencial aos compromissos com seus clientes.  

 

 

Suporte para Modelagem de Fluxos de Negócio de Manufatura Terceirizada Padrão da Indústria

 

Esta solução de Manufatura Terceirizada suporta as seguintes práticas de negócio e modelagem de cenários de Manufatura Terceirizada dentro de uma instância de EBS - OEM.

 

Subcontratação Cobrada (Shikyu)

 

Nesse modelo o OEM retém a propriedade dos componentes, mas faz uma venda virtual dos componentes para a fábrica parceira. O motivo desta venda virtual é por quê a fábrica parceira não paga por esses componentes. A fábrica parceira carrega a OEM para o valor dos componentes tanto quanto o serviço fornecido. Uma vez que o OEM se apropria dos componentes, o batimento AP/AR é obrigatório para o OEM poder pagar o fabricante parceiro pelo serviço fornecido. Essa prática é predominante em países como o Japão, Coreia e Taiwan.

 

Terceirização da Compra/Venda

 

Neste modelo, o OEM vende os componentes para o fabricante parceiro depois de uma indicação de preço opcional e compra o produto acabado do parceiro. O fabricante parceiro cobra do OEM o valor total de componentes tanto quanto o serviço fornecido. Existe uma transação de venda e compra explícita entre o OEM e o  fabricante parceiro.

 

Terceirização Completa (sem cobrança)  

 

Neste modelo o  OEM retém a propriedade dos componentes e embarca eles para o fabricante parceiro. O fabricante parceiro cobra do OEM apenas o serviço prestado.

 

 

Configuração e Execução de Processos de Negócio de Manufatura Terceirizada automatizada dentro do EBS

 

Dentro de uma instância do EBS, o OEM e o fabricante parceiro são modelados como Organizações de Inventário. O Oracle ASCP é o mecanismo de planejamento que gerencia a demanda e o suprimento de componentes e montagens entre o OEM e o fabricante parceiro, baseado na previsão ou demanda de cliente para a montagem na organização OEM. A organização Fabricante Parceiro é uma organização simulada somente para rastrear e planejar o inventário para os componentes no site do Parceiro e não tem nenhum custo ou impacto financeiro. OEMs podem modelar de forma flexível uma lista de material de uma montagem para incluir componentes como software e componentes fornecidos por fornecedor, os quais não necessitam de um embarque físico do lado do OEM, mas precisa ser rastreado na sua lista de material para propósitos de planejamento e custeio.

 

Um pedido de subcontratação é uma ordem de compra padrão que é criada pela organização OEM para uma montagem terceirizada contra a respectiva Fabricante Parceira. As necessidades de componentes da Fabricante Parceira para produzir a montagem são embarcadas de uma organização OEM usando ordens de vendas  (referidas como ordens de reposição). Uma ordem de produção de manufatura discreta é criada na organização de Fabricação Parceira, para simular o processo de manufatura na Fabricante Parceira final. O movimento de material e as transações financeiras correspondentes entre as organizações OEM e Fabricante Parceira é gerenciado por vários processos automatizados. Isso elimina a necessidade de qualquer intervenção manual para gerenciar os processos terceirizados de manufatura. Processos de reconciliação periodicamente reconciliam o inventário no site do parceiro de manufatura.

 

 

Suporte para Pedidos sob Encomenda e Genealogia de Lote e Número de Série

 

A solução de Manufatura Terceirizada do EBS também suporta a terceirização de várias montagens como montagens padrão, ATO/CTO juntamente como o controle de número de série e lote e mantem a genealogia de lote e número de série.

 

Manufatura de Custo Interno - as OEMs podem terceirizar a montagem deles para Organizações Internas (empresas afiliadas) e essas empresas afiliadas podem ainda atuar como OEMs para outras montagens, utilizando sua capacidade ociosa de uma maneira mais produtiva.

 

 

Visibilidade Completa de Negócios de Manufatura Terceirizada com Dashboards     

 

Com o Oracle Outsourced Manufacturing for Discrete Industries, um usuário de negócio pode ter acesso completo e visibilidade em tempo real da saúde geral dos negócios de manufatura terceirizada, utilizando a poderosa e rica interface de usuário do Endeca. Vários aspectos do negócio, tais como status do pedido de subcontratação, saldos de inventário, posição financeira e problemas de qualidade, podem ser visualizados de forma intuitiva utilizando essas interfaces.

 

Visão de 360 graus dos Negócios de Manufatura Terceirizada

 

KPI's e métricas fornecem respostas rápidas para questões simples de negócio, tais como:

 

• Quantas ordens de subcontratação estão atrasadas e quais clientes serão impactados?

• Qual é o valor do nosso material nas instalações dos Fabricantes Parceiros?

• Qual é o valor de produtos acabados com defeito recebidos dos Fabricantes Parceiros?

• Qual é o valor das reposições e ordens de subcontratação não faturadas até o momento?

• Qual é o montante em valor de produtos terceirizados que tiveram problemas de qualidade?

 

Análises detalhadas sob qualquer métrica podem ser feitos utilizando um amplo conjunto de gráficos e dados tabulados sobre a interface do usuário. Utilizando a navegação orientada, capacidades de pesquisa como o Google e tag clouds, o usuário pode rapidamente capturar as ordens de subcontratação que necessitam de atenção imediata. Dados da Manufatura Terceirizada através de Fabricantes Parceiros é apresentada junto, para permitir a comparação rápida das diferenças entre eles.

 

Além disso, recursos e benefícios como integração de qualidade para rastreamento de defeitos, integração com Discrete Manufacturing para simulação de ordens de produção para montagens terceirizadas, integração com o Purchasing para a criação de regras de fornecimento e ordens de compra para montagens e componentes, bem como a integração com o Inventory para rastreamente de quantidades de material e valores pronta entrega e em trânsito, dentre outras, fazem desta ferramenta uma das soluções mais completas do mercado para gestão de processos de negócio de manufatura terceirizada para as indústrias em geral.

 

 

O Oracle E-Business Suite possue uma conjunto de soluções voltadas para a automação de processos de negócio para manufatura discreta terceirizada. Todavia, não saber utilizar bem ferramentas como o Interlock Manager por exemplo, pode comprometer a performance e a automação de todo mecanismo de controle de negócios terceirizados do EBS.

 

Artigo: Blog_20161217

Por dentro da Tecnologia:

Maximizando a Manutenção de Ativos com o Oracle EAM

 

Quando se trata de tecnologia de ponta, domínio do conhecimento é tudo!...

 

Contrate os nossos serviços especializados de Consultoria em Tecnologia Oracle voltada para o negócio, e se surpreenda com os resultados!...